quarta-feira, 30 de março de 2011

História de uma Revolução.



Monize Correa

A agricultura brasileira tem uma história de conquistas e derrotas. Antes da Segunda Guerra Mundial, o Brasil e o mundo utilizavam métodos primitivos para realizar o plantio de suas lavouras, os equipamentos de plantio eram artesanais, a utilização de animais para arar e plantar era o meio mais eficaz. Uma plantação naquele tempo era dominada por pragas e doenças, os meios de combates eram através de predadores naturais e poções caseiras, onde se amenizava os sintomas do plantio.
A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que começou em 1939 e durou até 1945, onde envolveu a maioria das nações do mundo, incluindo todas as grandes potências. Com o surgimento desta, as potências mundiais reunidas deram inicio a avanços tecnológicos pós-guerra, onde a evolução da química, tecnologia e genética foram às principais conquista de um mundo dominado pela guerra e fome.
Com isso nas décadas de 60 e 70 foi dado inicio a uma nova revolução mundial, a Revolução Verde. O proposito de pesquisadores de paises desenvolvidos era usar um conjunto de técnicas para aumentar significadamente às produtividades agrícolas e resolver o problema da fome nos paise em desenvolvimento. Mas, além de não resolver o problema da fome, aumentou a concentração fundiária, a dependência de sementes modificadas e alterou significamente a cultura dos pequenos proprietários.
Depois desse desenvolvimento em massa da agricultura no mundo países como o Brasil e a Índia foram uns dos principais beneficiados na produção. Em 1990 com a utilização em grande escala dessas técnicas, fez com que o Brasil viesse a enfrentar um surto de desenvolvimento agrícola, atingindo o recorde de produtividade em três culturas; como soja, milho, algodão podendo assim atingir o recorde de exportação. Esse período histórico foi chamado por muitos de Era do Agronegócio (ou Era do Agrobusiness).
Desde então a produtividade só tem aumentado, hoje se produz mais toneladas em poucos hectares, fazendo o Brasil ser o segundo maior produtor mundial do grão, atrás apenas dos EUA.

Soja no Brasil: (segundo maior produtor mundial do grão )
Produção: 68,7 milhões de toneladas
Área plantada: 23,6 milhões de hectares
Produtividade: 2.941 Kg/ha
Fonte: CONAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário