Meus Trabalhos e Projetos


       



1 - INTRODUÇÃO

O adubo orgânico é tudo aquilo que já foi vivo um dia como, cascas de frutas, restos de verduras, talos e até papel como o jornal. De sessenta a setenta por cento das lixeiras das residências é composta de lixo orgânico. Tudo que é orgânico pode deixar de virar problema ambiental e virar adubo. Transformar o lixo em adubo natural é fácil e barato, esse processo acontece através de caixas plásticas. As minhocas vermelhas da Califórnia e as gigantes africanas se alimentam do lixo orgânico, e eliminam suas fezes que são húmus.                                                                                    
Húmus é a terra que se altera através de fezes de minhocas, sendo um excelente adubo.

Hoje, o lixo seco já tem mercado, virou dinheiro. Há indústria para reciclar latinhas de alumínio e garrafas PET, não se vê uma na rua. Mas o lixo orgânico, que, segundo estatística mundial, representa mais da metade de uma lixeira doméstica, é o grande vilão. Mal manejado, é o que mais polui. Gera gás metano e chorume, aquele líquido ácido que acaba no lençol freático e contamina os rios.

As minhocas podem ficar até três meses sem alimentos, se adaptam de acordo com o espaço, elas se reproduzem ali, e quando o espaço não suporta mais a reprodução, elas automaticamente param a reprodução, esperando a sua população diminuir, para que possam recomeçar a reproduzir novamente.

                                         Existem muitos paradigmas a serem quebrados em relação ao lixo. Na cabeça de muitos, é aquilo que fede e atrai doença. Mas o lixo é tudo isso sim se mal manejado. Do contrário, torna-se não um poluente, mas um grande nutriente. Se cada um cuida do seu, o benefício para o meio ambiente é muito grande, e o dispêndio financeiro para a coleta, bem menor.
                                                                                                  

2 – JUSTIFICATIVA E FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS.

 O tema estudado no presente trabalho é a fabricação de adubo orgânico pelo próprio produtor de hortaliça, não apresentando maiores custos e tendo um resultado significativo em sua propriedade.                                                                                                                                
Este estudo já é realizado em mais cidades do Brasil, a sua expansão está cada vez maior, levando a conscientização dês do pequeno produtor ao maior, de problemas ambientais que pode se evitar. O chorume é uma substancia encontrada na decomposição de alimento orgânico, mal manejado ele é prejudicial á saúde, penetrando no solo e poluindo lençóis freáticos e rios.



                         Se na lixeira convencional o lixo cheira mal, no minhocário isto não ocorre. Não há fermentação porque a relação entre nitrogênio (lixo molhado) e carbono (matéria orgânica seca) é balanceada na proporção de um para dois, respectivamente. Quando há excesso de nitrogênio, o lixo fica muito úmido, entra no estágio anaeróbico e fermenta. O carbono tem a função de aerar o sistema, de criar canais de ar.


Esse projeto sendo apresentado e estudado junto a pequenos proprietários faz os mesmos, utilizarem essa prática de produção própria de adubo, tendo uma maior economia financeira com toxinas, e contribuindo com o meio ambiente.

                                                                             

               
 3– OBJETIVOS
  
3.1 – Objetivos gerais

O projeto de pesquisa Compostagem de Lixo Orgânico para Adubo na Cidade de Jales, tem como objetivo geral, orientar e conscientizar pequenos produtores de hortaliças, das seguintes formas: aplicando métodos e técnicas científicas; propondo soluções concretas para os problemas ambientais da importância do adubo orgânico; a sua economia com o aproveitamento do produto, suas melhorias na propriedade; ausência de pragas; a não utilização de toxinas prejudiciais a saúde o solo e lençóis freáticos.
         

3.2–Objetivos específicos                                                                                                                       
3.3 Proporcionar ao proprietário assistência na produção do adubo orgânico;
3.4 Acompanhar resultados positivos e negativos;
3.5 Acompanhar a reação do produto utilizado, sendo favorável ou não para o desenvolvimento da planta;
3.6 Analisar resultados finais;
                                                                            

4-PROBLEMÁTICA                                                                                                                                                                                                                             
Problemas ligados ao meio ambiente hoje no Brasil e no mundo têm ocupado lugar de destaque, e isso durará por muitos anos. Há indícios
                                                                                           
      
que em 2025 não haverá água o suficiente para a humanidade, que os humanos terão mais problemas respiratórios, que os animais não serão suficientes para manter o equilíbrio, que a Amazônia estará 70% devastado.                                                                                                                
A questão ambiental terá soluções recentes, mas daqui há 15 anos poderá não ser mais suficiente. Pesquisadores correm contra o tempo para não desestimular populações do mundo, conscientizando todos a educar gerações futuras para o devido problema, e nós, nos educar para o tempo atual. Com isso podemos começar em casa, no trabalho, tendo uma orientação clara para que nossos próprios resíduos orgânicos sejam manuseados adequadamente e utilizado em nossas plantas domésticas e em pequenas propriedades rurais. Esse método de conscientização já é visto em escolas infantis, ONGs, em projetos sociais, entre outros, e está obtendo um ótimo resultado. Crianças e adolescentes gostam do novo, de aprender, por isso a facilidade na conscientização trazem melhores resultados, isso pelo fato dessa criança ou jovem levar para dentro de suas residências a questão, podendo mudar a rotina de um lar.                                                                                                   O projeto em questão é centrado à  reduzir  paradigmas e maus costumes domésticos em pequenas propriedades rurais na cidade de Jales, orientando pequenos proprietários às questões ambientais juntamente com a economia financeira proporcionada ao mesmo.         O produtor encontra adubo orgânico pronto para a venda, mais ele mesmo pode fazer sua produção. 


5 - HIPÓTESES
       
  
                                                                                            Será que produtores rurais vão aceitar esse desafio de economia e conscientização?
                                                                                                         conscientização e respeito ao meio ambiente e de economia para esse produtor?       

Esse paradigma poderá ser quebrado?    
                                                                                                                  
Quem é responsável pela poluição de lençóis freáticos?     
                                                         
Será que um projeto de lei ajudaria por em prática esse método?                                                                                                                                                                                                                                                                   



6 – MÉTODOLOGIA

O Método Indutivo e o Técnico Experimental foram os métodos usados para o projeto de pesquisa, Compostagem de Lixo Orgânico para Adubo na Cidade de Jales. Para que esse método seja desenvolvido com sucesso, o pesquisador precisa investigar a maneira como se comporta produtores da região de Jales a respeito de questões ambientais e econômicas. Com o objetivo de mostrar problemas ambientais; esclarecer duvidadas; mostrar vantagens e desvantagens da fabricação caseira de adubo orgânico; instruir pequenos produtores rurais as formas prática e econômica para se obter um adubo orgânico de qualidade, sem a poluição ambiental.


7– RECURSOS


Os recursos usados para o projeto, Compostagem de Lixo Orgânico para Adubo na Cidade de Jales foram, recursos bibliográficos. Com e a leitura obtive informações para o desfecho desse projeto de pesquisa.

  
8– CRONOGRAMA


ETAPAS
1° semana
2° semana
3° semana
4° semana

             Inicio do trabalho
           Tema
          Discussão em classe






        Revisão bibliográfica
        Correção do trabalho






        Correção do trabalho
  Termino
  Entrega






  Apresentação








9 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (1978) Normas ABNT sobre documentação; referências bibliográficas - NB-66, Rio de Janeiro, s.ed.
JANAINA FIDALGO e CESAR CASSAB DANNA [Eco Debate, 05/09/2008]


JANAINA FIDALGO Folha Online
JANAINA FIDALGO, MATÉRIA DA Folha de São Paulo 04/09/2008, COM ENTREVISTA COM CESAR CASSAB DANNA um dos fundadores do Instituto Coopera