Compostagem



Por: Monize Correa

O adubo orgânico é tudo aquilo que já foi vivo um dia como, cascas de frutas, restos de verduras, talos e até papel como o jornal. De sessenta a setenta por cento das lixeiras das residências é composta de lixo orgânico. Tudo que é orgânico pode deixar de virar problema ambiental e virar adubo. Transformar o lixo em adubo natural é fácil e barato.

Hoje, o lixo seco já tem mercado, virou dinheiro. Há indústria para reciclar latinhas de alumínio e garrafas PET, não se vê uma na rua. Mas o lixo orgânico, que, segundo estatística mundial, representa mais da metade de uma lixeira doméstica, é o grande vilão. Mal manejado, é o que mais polui. Gera gás metano e chorume, aquele líquido ácido que acaba no lençol freático e contamina os rios.

Existem muitos paradigmas a serem quebrados em relação ao lixo. Na cabeça de muitos, é aquilo que fede e atrai doença. Mas o lixo é tudo isso sim se mal manejado. Do contrário, torna-se não um poluente, mas um grande nutriente. Se cada um cuida do seu, o benefício para o meio ambiente é muito grande, e o dispêndio financeiro para a coleta, bem menor.