terça-feira, 5 de abril de 2011

Embrapa realiza congresso sobre defensivos agrícolas naturais


Com o objetivo de discutir “O papel dos defensivos naturais na agricultura do século XXI” a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), por meio do Fórum Permanente para Adequação Fitossanitária, e em parceria com a Fundação Arthur Bernardes – Funarbe (Viçosa, MG), realizam de 24 a 26 de maio de 2011 o V Congresso Brasileiro de Defensivos Agrícolas Naturais – COBRADAN.

De acordo com os coordenadores, o COBRADAN, pela primeira vez sediado na Região Sudeste, “tem se consolidado como um importante evento na agenda técnico-científica na área de fitossanidade no Brasil”.

São esperados aproximadamente 300 participantes de várias regiões do Brasil, assim como de outros países. As palestras, apresentações orais e pôsteres serão priorizados com amplo espaço para discussão e interação.

O objetivo principal é reunir estudantes, pesquisadores, empresas do agronegócio e agricultores para discutir temas no momento atual de desenvolvimento de defensivos agrícolas naturais no controle de pragas e doenças de plantas no Brasil. Além disso, serão discutidas também as perspectivas de ampliação do seu uso, desde o acesso ao patrimônio genético natural, legislação, testes laboratoriais e qualidade de análises exigidas para o registro de defensivos agrícolas naturais até a visão do produtor e da indústria sobre o tema: grandes culturas, cultivos intensivos, transição para um modelo agrícola não dependente de insumos. Pós-evento está programada para o dia 27 de maio uma visita técnica à Fazenda Yamaguishi, que produz hortaliças, frutas e aves orgânicas.

Finalizando, as discussões envolverão também os defensivos naturais derivados de plantas: biodiversidade, tecnologia de obtenção, pesquisa e uso de defensivos agrícolas naturais, além do papel do controle biológico de pragas e doenças na agricultura do século 21 e a visão epidemiológica do controle biológico de pragas e doenças.


O conteúdo das palestras será publicado em um livro a ser organizado posteriormente. Além das palestras, a comissão organizadora selecionará dentre os resumos os mais adequados a serem publicados como capítulo de livro. A data limite para encaminhamento dos resumos expira em 8 de abril de 2011.

Mais informações e inscrições pelo e-mail cobradan-l@cnpma.embrapa.br ou pelo site do evento.


Eliana Lima, MTb. 22.047
Embrapa Meio Ambiente
(19) 3311.2748
elima@cnpma.embrapa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário