quarta-feira, 27 de abril de 2011

Mandioca de mesa com alto teor de vitamina A


"Fonte natural de energia, as raízes amarelas de mandioca têm maiores teores de betacaroteno (precursor de vitamina A), micronutriente importante para a manutenção da saúde dos olhos"


O déficit de vitamina A está presente em populações carentes do Nordeste, principalmente, em mulheres e crianças. O desenvolvimento e a seleção de variedades de mandioca de mesa com maiores teores de betacaroteno é um dos objetivos do Projeto de Melhoramento de Mandioca para Biofortificação, liderado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas / BA).

Os resultados das pesquisas obtidos até o momento indicaram três variedades de mandioca amarela de mesa como alto teor de betacaroteno que estão sendo recomendadas pela Embrapa Mandioca e Fruticultura: BRS Dourada, BRS Gema de Ovo e BRS Jari. No Prosa Rural desta semana o pesquisador Vanderlei da Silva Santos traz informações sobre as três variedades. “Elas foram selecionadas para consumo de mesa porque, para essa finalidade, as raízes devem ser saborosas, não ter fibra e cozinhar entre quinze e, no máximo, vinte e cinco minutos, atributos que as três apresentam”.

Para que a pró-vitamina não se perca durante o processamento, o ideal é que as raízes sejam consumidas cozidas. As variedades são excelentes alternativas para minimizar o déficit de vitamina A em populações carentes deste nutriente na região Nordeste. A intenção é que sejam incluídas na dieta, principalmente de mulheres e crianças nordestinas. Como a mandioca de mesa (aipim ou macaxeira) já faz parte do hábito alimentar da população local, acredita-se que o produto terá grande aceitação.

O plantio das variedades deve ser feito no início das chuvas utilizando manivas selecionadas de 20 centímetros de comprimento, mantendo-se o campo limpo por, no mínimo, mais 120 dias. As cultivares são recomendadas para colheitas entre 10 a 12 meses após o plantio. Com o uso de adubação e irrigação, a colheita de algumas cultivares pode ser feita a partir dos seis meses de idade.

Saiba mais sobre o tema desta semana ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Fonte: Embrapa Informação Tecnológica
www.portaldoagronegocio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário