sexta-feira, 1 de abril de 2011

Produtores de alimentos orgânicos recebem treinamento de olho na Copa do Mundo



01/04/2011 14:51 SEAPA MG e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais

Minas Gerais e mais onze estados brasileiros estão preparando os produtores de orgânicos para que o setor tenha condições de atender as exigências de um público com hábitos de consumo diferenciado no período da Copa de 2014. A expectativa é de que haja um aumento da demanda por esses produtos durante o evento esportivo, que vai trazer pessoas de todas as partes do mundo, inclusive, de países onde o consumo de orgânicos já está consolidado.

Em Minas, existem aproximadamente 12 mil propriedades que se dedicam à atividade, mas apenas 641 possuem algum tipo de certificação. Segundo a assessora técnica da Superintendência de Segurança Alimentar e Apoio à Agricultura Familiar da Secretaria de Agricultura, Thyara Rocha Ribeiro, a Copa é uma oportunidade não só para a divulgação do setor, como também para melhorar o nível de informação e o uso de tecnologias junto aos produtores. “Para se obter o selo de certificação, o produtor precisa seguir exigências tecnológicas e socioambientais, mas esse é o único caminho para se agregar valor à produção e conquistar credibilidade entre os consumidores”, afirma.

Palestras itinerantes

Palestras e cursos vêm sendo realizados nas cidades-sede e regiões metropolitanas dos estados que receberão os jogos da Copa do Mundo. A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Emater-MG e IMA estão mobilizando os produtores para a “Caravana Copa Orgânica”, um ciclo itinerante de cursos e palestras. Em Minas, as aulas serão realizadas no período de 4 a 6 de abril, com treinamentos programados nos municípios de Belo Horizonte, Jaboticatubas, Brumadinho e Betim. As palestras e temas estão divididos de acordo com o público-alvo (empresários, consumidores e produtores). O evento é uma realização do Instituto BioSistêmico, uma instituição do terceiro setor que promove o desenvolvimento sustentável. Mais informações sobre os locais e a programação podem ser obtidas pelo site www.caravanacopaorganica.com.br.

http://www.portaldoagronegocio.com.br

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá nós estamos te seguindo e gostariamos que você nos seguisse também.Por favor avise que está seguindo.

    é bom o Brasil tomar essa atitude pra mostrar que estamos prontos pra receber todo tipo de pessoa.

    Madness - O Blog da Loucura!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do seu Blog, axu legal o Brasil tomar esse tio de iniciativa, e provar que realmente somos um País que gostar de receber todo mundo!!bjus te sigo e espero sua visita:
    http://periprciasdeumsonhador.blogspot.com/
    http://periprciasdeumsonhador.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. é bom saber que brasil se preocupa em atender as exigências da demais pessoas que vão vim, gostei da postagem... bjs

    ResponderExcluir