sexta-feira, 24 de junho de 2011

Produtos orgânicos


"Selo unificado para produtos orgânicos começa a valer este mês
Pelas novas regras, produtores precisam ter certificação no Ministério da Agricultura"

Quem gosta de produtos orgânicos terá mais garantia na hora da compra a partir deste mês. Um selo unificado em todo o Brasil vai facilitar a identificação desses produtos. Para isso, os produtores precisam ter certificação no Ministério da Agricultura. O selo deve estar em todas as embalagens e é a última fase de implantação da lei dos orgânicos no país.

Os produtores tiveram até o final de 2010 para de adequarem às novas regras. De acordo com a legislação, existem três formas de garantia de qualidade dos alimentos orgânicos comercializados: a certificação por meio das certificadoras credenciadas; as associações de produtores que fazem auditoria, fiscalizam e certificam os produtos, chamadas de sistema participativo de garantia; e o controle social para os agricultores familiares que vendem por conta própria e obtêm uma autorização para fazer feiras e entregas em domicílio, se cadastrando no site do ministério.

Na produção orgânica, não podem ser usados agrotóxicos, adubos químicos e sementes transgênicas, e os animais devem ser criados sem uso de hormônios de crescimento e outras drogas, como antibióticos. Além de produzir alimentos considerados mais saudáveis, na agricultura orgânica o solo se mantém fértil e sem risco de contaminação. Os agricultores também ficam menos expostos, já que a aplicação de agrotóxicos, sem os devidos cuidados, é nociva à saúde.

Fonte: http://unisite.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário