sábado, 2 de abril de 2011

Tecnologia diminuirá gastos com fertilizantes


"Os agricultores poderão reduzir os gastos no plantio de milho, cana, arroz e trigo, com o emprego de tecnologia à base de inoculante, bactérias que fixam nitrogênio no solo. Esse tipo de produto é empregado com sucesso no cultivo da soja desde a década de 1970."

A Instrução Normativa Nº 13, publicada no Diário Oficial da União (DOU) na sexta–feira moderniza o registro desses produtos no Brasil, melhorando as regras existentes para a sua produção, pesquisa e importação.

De acordo com o coordenador do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas do Ministério da Agricultura, Hideraldo Coelho, os inoculantes diminuem bastante a quantidade de fertilizantes nitrogenados usada na lavoura. "No cultivo de soja, por exemplo, os agricultores chegam a gastar, em média, R$ 15 por hectare. Entre os que não aderem à tecnologia, os custos podem chegar a aproximadamente R$ 700,00 por hectare, conforme os especialistas da área", diz Coelho.

Diferente da adubação mineral, os inoculantes têm como base material biológico. Além de mais baratos, os produtos não causam danos ao meio ambiente. "A fixação biológica de nitrogênio pelas plantas leguminosas pode suprir a adubação mineral dependendo da espécie e sistema de cultivo", explica o coordenador.


Fonte:DCI - Diário do Comércio & Indústria www.portaldoagronegocio.com.br

Um comentário:

  1. Olá...Sou do Petit, remember? estou retribuindo e seguindo vc...

    Um Blog incrivel e diferenciado no tema como nunca vi, eu apóio tudo que for orgânico e que defenda as causas ambientais, eu sou completamente voltado para tais atitudes...

    Parabens

    Bjão, Frost

    ResponderExcluir