quinta-feira, 7 de abril de 2011

Cultivo orgânico beneficia pequenos bananicultores


"Adubos com biofertilizantes prometem diminuir custos de produção e aumentar resistência da cultura contra doenças fúngicas'

Voltado para o pequeno produtor, o cultivo orgânico da banana dispensa o uso de fertilizantes químicos, o que não agride o meio ambiente e exige menos investimento por parte dos agricultores. Pensando nisso, a Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) implantou um projeto de adubação com biofertilizantes e silício no município de Cáceres (MG).

De acordo com Humberto Carvalho Marcílio, pesquisador da Empaer, a primeira diferença do projeto é o uso somente de adubos orgânicos. Nesse projeto, os pesquisadores buscam medidas que estejam de acordo com a realidade do pequeno produtor, já que o fungicida apresenta alto custo na produção da banana.

Nós usamos o biofertilizante, um composto feito na própria propriedade. Ele pode ser feito pelo produtor com Agrobio e acréscimo de minerais e partes orgânicas como esterco, entre outros ingredientes – afirma o pesquisador.

Humberto diz que, muitas vezes, o pequeno produtor não realiza nenhum tipo de adubação, o que faz com que algumas cultivares que ele utiliza estejam suscetíveis a doenças. Por essa razão, o projeto busca um meio de induzir a planta a criar resistência às doenças fúngicas, como a sigatoka negra, principalmente.

O biofertilizante e o silício causam essa reação na planta, uma força e poder de resistência maior ao ataque desses fungos. O produtor deve fazer um experimento com adubação com diferentes níveis de biofertilizantes. Deve usar desde zero até 20% de fertilizante no composto, com a presença e ausência do silício – explica Marcílio.

Para mais informações sobre o cultivo orgânico da banana, basta entrar em contato com a Empaer através do número (65) 3613-1700 begin_of_the_skype_highlighting (65) 3613-1700 end_of_the_skype_highlighting.

Fonte: Kamila Pitombeira/Portal Dia de Campo
www.portaldoagronegocio.com.br

Um comentário:

  1. Adorei a postagem e o seu blog tá demais!
    Estou te seguindo, segue de volta>> blogdoafal.blogspot.com

    ResponderExcluir