segunda-feira, 4 de abril de 2011

Mini destilarias de etanol para produtores, cooperativas e prefeituras


"Participação na Agrishow em Ribeirão Preto - de 2 a 6 de maio de 2011 - cujo stand estará no lote A8C, exposição e comercialização da mini destilaria. Projeto aprovado pela ANP"

Prefeituras, pequenos produtores, cooperativas de taxis, vans e outras agora podem produzir seu própio etanol. A mini destilaria visa amenizar a falta de combustivel e ainda tem engajado todo um processo social ambiental.

O que é uma mini destilaria?

Mini destilaria para produção de etanol em PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS E PREFEITURAS. Financiamento via BNDES e Pronaf. Carência de 5 anos e 12 anos para pagamento.

Um projeto totalmente sustentável, denominado de usina social e inteligente, voltado a micro e pequenos produtores, com possibilidade de ser utilizado também por pessoas que não têm qualquer relação com o setor sucroalcooleiro, além de ser incorporado, ainda, pelo poder público municipal, foi apresentado por empresários gaúchos, no ano passado, durante a Fenasucro, em Sertãozinho (SP), a idealizadores, piracicabanos, do portal e-usinas (www.e-usinas.com.br).

Os produtores do Rio Grande do Sul querem expandir o empreendimento, credenciado pela Petrobras, Agência Nacional de Petróleo (ANP), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Pronaf, capacitado para a produção de mil a 5 mil litros de etanol, por dia, a preços bstante competitivos por litro. Nas bombas dos postos, o valor do litro do álcool combustível não sai por menos de R$ 2,00. Valor da usina, entretanto, não foi divulgado.

FINANCIAMENTO: O Financiamento pode ser obtido pelos produtores rurais, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Pronaf. 5 anos de carência e 12 anos para pagamento do valor do empréstimo.

A proposta da usina social e inteligente, ou bio-refinaria, é credenciada e aprovada pelos mais exigentes órgãos governamentais. A formação de uma cooperativa que fomente todos os aspectos e modalidades da cadeia produtiva é o ponto alto da usina sustentável.

A utilização do álcool produzido na miniusina beneficiaria, ainda, o poder público, que teria a ótima opção de abastecer a frota oficial com o combustível verde.

"Na realidade, todos têm a ganhar com o projeto, que não requer grandes investimentos ou infraestrutura complexa, mas é novidade", salienta Dirceu. Com a parceria firmada entre os criadores da miniusina e o portal e-usinas, as pessoas que quiserem aderir ao projeto não só podem, como devem acessar o site.

Com a usina inteligente,segundo Evandro Hayashi, todos os elementos da cana podem ser utilizados, inclusive o bagaço e o vinhoto. 'Tudo, claro, tem destinação no desenvolvimento sustentável e na qualidade de vida. "Nada é perdido", enfatiza.

Para viabilizar uma biorefinaria há recursos especiais que podem ser conseguidos junto ao BNDES, com juros de 4% ao ano, carência de cinco anos para começar a pagar e mais 12 para amortizar a dívida.

Etanol produzido pode abastecer frota de cooperados e proporcionar vantagem financeira, destacam empresários

AS VANTAGENS DE UM PROJETO COMPLETO

◦As biorefinarias foram desenvolvidas com tecnologia simples, preservando o lado social e ambiental. Podem ser operadas em propriedades rurais, cooperativas e Prefeituras, agregando, dessa forma, maior rentabilidade e utilidade ao Bioetanol sustentável;
◦O combustível produzido pode ser usado por automóveis, motos, geradores, fogões e chuveiros;
◦O bagaço restante pode ser destinado à alimentação animal;
◦Além da cana, a miniusina permite a produção de etanol, especialmente na entressafra, a partir de outras matérias-primas, entre as quais, mandioca e sorgo sacarino e outras;
◦Há, com a usina inteligente, redução de custos com transporte do produto primário à refinaria;
◦Comprovadamente, existe uma melhor distribuição dos benefícios gerados pela lavoura;
◦Outra vantagem importante: há a geração de empregos em áreas rurais.
Estamos à disposição para mais informações,

Dirceu Martins de Azevedo
DM AZEVEDO COM. & Negócios
Tel.: 19 | 3427-1691 | 9751-1067 | 8262-9083 | 8124-7514
e-mail: dirceu@e-usinas.com.br
MSN: dirceuazevedo@hotmail.com
Skipe: dirceu.martins.azevedo
Site: www.e-usinas.com.br

Um comentário: