terça-feira, 30 de agosto de 2011

Mais produtos orgânicos têm norma publicada


"Diário Oficial da União publicou as Instruções Normativas nesta quarta-feira, 3 de agosto. Produtores de cogumelos e sementes que seguirem as regras estarão aptos a receber o selo oficial do Ministério da Agricultura."


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou, as instruções normativas que estabelecem o regulamento técnico para a produção orgânica de cogumelos comestíveis e de sementes e mudas. As Instruções Normativas nº 37 e 38 foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) e aplicam-se a produtores, processadores e/ou embaladores de cogumelos e de sementes e mudas orgânicas.

A extração de cogumelos comestíveis deverá cumprir as regras estabelecidas na Instrução Normativa. Além disso, a atividade tem de estar de acordo com as normas técnicas para os Sistemas de Produtos Orgânicos de Produção Animal e Vegetal (IN nº 64). A norma publicada determina as características do solo ideal para cultivo, da madeira utilizada no substrato ou produção, da água e do controle de pragas.

Os produtores de sementes também precisam seguir as normas de produção, beneficiamento, embalagem e transporte presentes na Instrução. A IN apresenta ainda a lista de produtos autorizados no processo de higienização de equipamentos e instalações.

O coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Rogério Dias, explica que as instruções publicadas já eram demandas aguardadas pelo setor. “Os produtores estavam ansiosos pela regulamentação porque o cultivo desses produtos aumentou e todos precisam estar certificados para entrar no mercado”, afirma.

Saiba mais

Os alimentos orgânicos são produzidos baseados em princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais. Na agricultura orgânica, não é permitido o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente. Não são utilizados fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos. Desde 1º de janeiro de 2011, todos os produtos comercializados como orgânicos devem conter o selo do Sistema Brasileiro de Conformidade Orgânica. (Débora Bazeggio)

Fonte: www.diadecampo.com.br

Um comentário:

  1. Olá Monize,
    Parabéns pelo Blog e pelo assunto que você escreve. A Aromaterapia também tem algo haver com esse tema, pois os óleos essenciais de melhor qualidade são os cultivados organicamente.
    Alimentação saudável é a base para uma boa saúde e a prevenção de doenças.
    Parabéns novamente!
    Visite meu Blog também. O tema é a Aromaterapia, um método natural de equilíbrio da Saúde.
    www.aromagaya.blogspot.com

    ResponderExcluir