segunda-feira, 11 de julho de 2011

Publicação reúne 100 casos para uma Economia Verde


Mais de 300 iniciativas de ações socioambientais, comunicação, tecnologia e finanças estão servindo de base para a construção de um livro com 100 casos para uma Economia Verde no século 21.

O Bright Green Book é uma iniciativa do Conselho Euro Brasieiro de Desenvolvimento Sustentável - EUBRA e ONU Habitat - e os casos a serem publicados estão sendo selecionados pelo Conselho Consultivo do Bright Green Cities junto com entidades ligadas a tecnologias limpas, desenvolvimento sustentável e internet.

A publicação conta com 23 ações brasileiras, entre elas algumas de iniciativa governamental, privada e da sociedade civil. Como a reconstrução urbana de prédios abandonados do Rio de Janeiro, para abrigar pessoas desalojadas e de baixa renda, realizada pela associação Chiq da Silva.

Outro projeto selecionado é o Plano Nacional de Combate às Mudanças Climáticas elaborado pelo governo brasileiro. O plano busca reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa em território nacional em torno de 36,1% a 38,9% até 2020.

No âmbito empresarial, a Braskem se destaca em dois projetos, um deles é o Plástico Verde, desenvolvido a partir do ácool da cana de açúcar.

A vantagem desse produto é que cada tonelada produzida sequestra até 2,5 toneladas de dióxido de carbono do ar, a partir da absorção feita pela planta. O plástico pode ser utilizado em sacolas, frascos de produtos de higiene e embalagens de alimentos.

Fonte:www.msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário