segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Quintais Orgânicos chega a 20 novas cidades do RS


Regiões de Santa Cruz do Sul e Arvorezinha implantam quintais de frutíferas e passam a participar do projeto. Já são 115 municípios atendidos


O projeto “Quintais Orgânicos” chegou a mais 20 cidades do Rio Grande do Sul. Municípios das regiões de Santa Cruz do Sul e Arvorezinha – na parte central do estado – aderiram ao projeto nas últimas semanas e agora também fazem parte da lista de integrantes da iniciativa, coordenada pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS). Ao todo, foi alcançada a marca de 115 cidades.

Em Santa Cruz do Sul, 30 kits para implantação de quintais orgânicos foram entregues no final de agosto durante a Assembleia Geral das Famílias, evento organizado pela Escola Família Agrícola (EFASC) e que contou com a participação de 350 pessoas. O material foi distribuído para famílias de alunos de 11 diferentes municípios.

Já em Arvorezinha, um “Dia de Campo” reuniu agricultores de nove cidades. Ao todo, foram distribuídos 20 kits de mudas para a implantação de quintais.

"Nossa meta em 2011 é implantar 200 quintais e, além disso, realizar cursos de capacitação com os beneficiados, como na área de transformação em doces", comenta o coordenador do projeto, Fernando Rogério Costa Gomes.

Os Quintais

O projeto “Quintais Orgânicos” repassa kits de mudas de frutíferas e insumos necessários para a correção da acidez e fertilidade do solo para agricultores familiares, escolas, comunidades quilombolas e indígenas. A implantação dos quintais tem a intenção de contribuir com a segurança alimentar das famílias.

Cada quintal é constituído de cinco mudas de 17 espécies – totalizando 85 árvores – e ocupa uma área de 1,2 mil m². Goiaba, jabuticaba, laranja, limão e pêssego estão na lista de frutas de cada quintal.

A ideia é fornecer frutas para uma família de até sete pessoas. Como o número de frutíferas é grande, durante todo o ano pelo menos alguma espécie estará produzindo frutos. Resultado: opção de alimentação saudável e farta nos 12 meses do ano.

Os “Quintais Orgânicos” acabam tendo importância nutricional e medicinal, ao fornecer ininterruptamente frutas para a dieta das famílias, e exercendo um papel ambiental, pois já são 83 mil árvores plantadas – 250 mil plantas no total, contando os quebra-ventos.

Mil Quintais

O projeto está próximo de atingir a marca de mil quintais implantados. Na prática, são quase mil famílias de agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas ou escolas abarcadas. No total, são 35 mil pessoas beneficiadas diretamente pelos quintais.

O “Quintais Orgânicos” foi iniciado em 2004 e é financiando pela Eletrobras CGTEE. Já são cinco prêmios de destaque ganhos, incluindo o Prêmio FINEP de Inovação 2009 – categoria Tecnologia Social –, que contou com 562 projetos concorrentes.

Fonte:www.portaldoagronegocio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário